Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF |
Com caso positivo para leptospirose, Canoinhas alerta para prevenção
-
Divulgação -
Paciente contaminado tem 28 anos de idade
Com a confirmação do primeiro caso de leptospirose após a enchente, a Secretaria de Saúde de Canoinhas reforça o alerta à população para que evitem o contato com as águas de áreas alagadas: “o risco para contaminação é muito alto. Orientamos para que, se for para entrar, que seja com proteção”, salienta a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.
O paciente canoinhense teve diagnosticada laboratorialmente a contaminação por lepto. O homem de 28 anos recebeu acompanhamento médico, passa bem e já recebeu alta.
As águas dos alagamentos podem estar contaminadas pelo esgoto e urina do rato e provocar sérios problemas de saúde. Em alguns casos, a contaminação pode ser grave, pessoas que tiveram contato com as enchentes e apresentarem febre, dor no corpo e dor de cabeça (até 40 dias após o ocorrido) devem informar ao médico que tiveram contato com água suja.
“As pessoas que tiverem contato com a água da enchente, necessitam usar botas, luvas ou qualquer outro tipo de material que isole os pés e as mãos. Quem tiver algum ferimento deve evitar os locais alagados”, destaca João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive/SC.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença grave, causada por uma bactéria presente na urina contaminada de animais, principalmente ratos. A bactéria penetra no corpo através de machucados e, até mesmo, da pele sadia quando a pessoa fica muito tempo dentro da água. Por isso, o risco é maior em épocas de enchentes e alagamentos.
Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos da gripe, começando de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça, mal-estar e muitas dores no corpo. Um sintoma bastante característico é uma forte dor nas panturrilhas (batata da perna). A leptospirose pode evoluir para quadros graves, com aparecimento de icterícia (a pele fica com um tom amarelo-avermelhado). Os sangramentos podem aparecer na fase mais avançada, com dificuldade respiratória e pode levar a óbito.
Deixe seu comentário